segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cultura, qual é a sua?


Por Fernanda Campos
Sempre ouvimos falar sobre cultura em diversos momentos de nossas vidas, muitas são as explicações e poucas, as conclusões. Tudo bem que são práticas e ações sociais que seguem um padrão por um determinado período e espaço. Será?

Alguns dizem que ela refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais, outros acreditam ser a explicação para a convivência social,  a identidade própria de um grupo humano dentro do mesmo território.

O certo é que nascemos num mundo repleto de signos, que aos poucos aprendemos a decifrar e de acordo com o ambiente, os meios, interpretamos de alguma maneira. As pessoas têm visões diferentes de uma mesma coisa, possuem uma opinião formada, muitas vezes emoldura-se um conceito que não quer dizer que seja o certo, mas dentro de sua concepção, funciona como verdade.

É comum dizermos e até sub-julgarmos uma pessoa de não possuir cultura quando ela não tem contato com a leitura, artes, história, música e afins. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever, a maior parte das pessoas chegaria à conclusão de que o professor é “cheio de cultura” e o outro, desprovido dela.

Mas, afinal, o que nos dá direito e a certeza para fazer tal julgamento?
Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, inclusive o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões “O povo não sabe o que é boa música”, “O povo não tem educação”. De fato, esta é uma concepção equivocada a respeito do que realmente significa o termo “cultura”.

O conceito é sem dúvida bastante complexo. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a produção de cultura. Em uma visão antropológica, podemos definir como uma rede de significados, que dão sentido ao mundo, ao indivíduo, ou seja, a sociedade.

Pense nos Índios, eles não têm contato com livros, música clássica, e mesmo assim seu universo é rico em cultura, através de seus costumes, tradições, seu dialeto, ou seja, é impossível um indivíduo não ter cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for. Agora que você já leu este texto até o final eu pergunto: Cultura, Qual é a sua?

Um comentário:

Beto_8P disse...

CULTURA..... uma palavra com inúmeros significados!! que são repassdas ou recebidas..que nos superpeendem, que nos faz ficar felizes pois estamos mais sabios, alegres por estarem nos distraindo, surpresos porque jamais as tinhamos ouvido falar, visto ou ouvido, tudo aquilo que nos faz sermos ou estarmos mais participativos, que nos fazem ser mais soliedarios, que nos fazem virar mestres, que nos fazem tantas coisas...até a uma mulher podemos dizer com os olhos do coração..voce é uma pessoa ESCULTURAL...TAI... E AI... QUAL É A SUA CULTURA??

Postar um comentário